Percurso Norte

Este percurso brinda os motociclistas com paisagens tipicas do nosso norte alentejano. Alguma montanha, estrada de boa qualidade com bastantes curvas em algumas secções.

A passagem pela albufeira da Póvoa é ponto a não perder. Esta albufeira tem o paredão mais antigo de Portugal e a paisagem é única. Veja mais na secção dos pontos de referência .

Pode ainda procurar pelo grande Menir que está situado entre a Póvoa e Castelo de Vide, existem indicações.

Este percurso tem a possibilidade de visitar Marvão e a albufeira da Apartadura. São dois pontos imperdiveis para quem vem visitar. Marvão fica mesmo ao lado da Portagem e a albufeira da Apartadura tem um cruzamento de acesso na localidade de Alvarrões já na estrada para Portalegre.

A parte final do percurso que termina no Monte Paleiros é uma estrada de montanha de 7 km com muita curva e um alcatrão de altissima qualidade.

São Mamede - Percurso Este-Sudeste

Este percurso tem várias possibilidades. A serra de São Mamede está dividida em 3 vales. Qualquer um deles é bonito e todos eles diferentes. Deixamos aqui duas possibilidades.

A primeira rota sobre ao alto de São Mamede e depois atravessa a serra pelo vale de São Lourenço, passa em Alegrete, onde está um dos castelos mais bonitos da nossa região. Esta é uma zona de vinhos de eleição.

A segunda parte do percurso segue o vale do rio caia com passagem na piscina fluvia dos Mosteiros e de seguida passa em Arronches, um bastião gastronómico onde a carne de porco preto é famosa.

São Mamede - Percurso Nordeste

Este percurso apanha a parte norte da serra e por ela se mantém até ao vale de São Julião.

Nova subida ao alto de São Mamede mas desta feita pelo norte da serra, este é considerado uma das descidas mais bonitas de Portalegre, com vista previligiada sobre a albufeitra da Apartadura, sempre com as antenas da serra do nosso lado direito.

Passagem pela aldeia de porto da espada, interior da aldeia em calçada, com subidas no meio de casinhas que mais parecem um lego, localidade onde o tempo não passa à mesma velocidade, se lá passar pare na fonte a provar a água.

Para terminar faça o vale de São Julião onde o alcatrão tem uma escelente qualidade.

Na zona de Sovrete pode sempre procurar pelas cascatas da São Julião, mas prepare-se para andar em terra.

Por fim entre nas terras de nuestros hermanos e visite a Codossera e a sua praia fluvial, na vila vale a pena provar as tapas.

Percurso Sudoeste

Com passagem por bonitas vilas e aldeias Portalegrenses tais como o Crato, Alter, Avis, Belver, entre outras.

Iniciando o percurso, siga por uma estrada com pouco ou nenhum trânsito que é a antiga ligação ao Crato antes da construção do IC-13. Não deixe de fazer a nossa proposta, é a estrada mais indicada para quem gosta de diversão, não há praticamente circulação de veiculos e as curvas são de altissima qualidade.

Deixe o Crato e siga para Alter e Avis, aprecie a espectacular albufeira do Maranhão, neste percurso damos-lhe duas passagens em pontes sobre a barragem, em Benavila e Avis, onde a vista sobre a barragem é previligeada.

Para terminar vamos fazê-lo em grande, a estrada de Avis às Galveias delicia o motociclista e depois chega-se ao Gavião, mais precisamente à praia fluvial do Alamal, mesmo ao lado do castelo de Belver bem no fundo de um dos barreirões do Rio Tejo.

Vá no verão e leve fato de banho, coma uns caracois e refresque-se no rio.

Este percurso tem vários desvios possiveis dependendo do tempo disponível. Uma alternativa será visitar a albufeira de Montargil ou o fluviário de Mora. Ficam ainda por listar neste percurso a fantástica vila de Flor da Rosa, mesmo colada ao Crato. É ponto obrigatório de visita. Faça uma paragem e beba um café na pousada que está construida sob um castelo lindíssimo.